O BIBLIOTECÁRIO é o profissional regulamentado pela Lei Nº 4.084, de 30 de junho de 1962. É capacitado a planejar, organizar e gerenciar centros de informação, bibliotecas públicas, privadas, escolares, universitárias, especializadas, digitais e outras. Além disso, pode gerir redes e sistemas de informação e recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta. O profissional desenvolve ainda atividades de tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, ao avanço científico-tecnológicos e ao desenvolvimento social do país.


A utilização de novas tecnologias da informação vem exigindo, desse profissional, novas habilidades e provocando mudanças no perfil tradicional. Como resposta à globalização da economia e consequentes transformações mercadológicas e sociais, impõe-se, cada vez mais, um profissional atuante, com capacidade de oferecer produtos e serviços de informação para esse novo mercado de trabalho.


O profissional de Biblioteconomia, que tradicionalmente atua em bibliotecas, encontra novas frentes de trabalho em sistemas e redes de informação de  setores  públicos,  empresariais  e industriais,   escritórios   de   assessoria   e   consultoria,   organização   de   arquivos   e   de documentação particulares, ensino e pesquisa, podendo atuar como analista  da  informação, como gestor de serviços de informação e também na área de normalização."


(Resolução CFB nº 006/66).