O Conselho Regional de Biblioteconomia da 2a Região (CRB-2) É o órgão fiscalizador da profissão de Bibliotecário no âmbito dos Estados do Pará, Amapá e Tocantins. A profissão de Bibliotecário será exercida, exclusivamente, pelos bacharéis em biblioteconomia, possuidor de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior, oficiais, equiparados ou oficialmente reconhecidas através da lei no 4.084/62, artigo 2 e Decreto no 56.725/65, artigo 3.
COMPETE ÃO CRB-2
Zelar pela ética e pelo exercício legal da profissão, de acordo com a legislação em vigor, preservando seu cunho liberal e humanista, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade do ser humano.
A finalidade da fiscalização é verificar o cumprimento das Leis 4.084/62, Lei 7.504/86 e Lei 9.674/98, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário. Para este trabalho, o bibliotecário fiscal realiza visitas periódicas às bibliotecas, centros de documentação e informação, prefeituras, secretarias de educação e cultura, hospitais, museus, dentre outros locais que realizam atividades biblioteconômicas. As visitas visam verificar o cumprimento da legislação que exige a presença do profissional bibliotecário registrado no CRB-2 e orientar o empregador que está em desacordo com a lei. A comissão de fiscalização é composta por 3 conselheiros aprovados pelo Plenário do Conselho Regional de Biblioteconomia e conta com uma bibliotecária fiscal.