Mestrado em Ciência da Informação


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPA) inicia processo seletivo para Mestrado em Ciência da Informação, turma 2017, para ofertar 10 vagas. (Link externo abre em uma nova guia ou janelaEDITAL 2017)


Apresentação

O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação está vinculado às Faculdades de Arquivologia e Biblioteconomia no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade Federal do Pará.


Características

Formação e capacitação de profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca de impulsionar pesquisa sobre a informação e seus sistemas, seu impacto social, técnico e tecnológico, os fenômenos que os afetam e a sua aplicação na construção e difusão do conhecimento.

Objetivos

Formação em competências técnicas-profissionais e de pesquisa em pesquisadores e docentes. Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para o desenvolvimento de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável. Ser referência nacional e internacional como Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, integrado com as necessidades da sociedade e gerando alto impacto.

Público-alvo

Este é um programa acadêmico e interdisciplinar; confere a titulação de Mestre em Ciência da Informação.

Duração

O programa que tem uma duração máxima de 24 meses.

Linhas de pesquisa e docentes

Linha 1- Organização da Informação.

Considera-se a informação registrada, socializada e institucionalizada como fundamento básico para a construção do conhecimento no contexto da Ciência da Informação. Destaca-se o desenvolvimento de referenciais teóricos e aplicados acerca da organização da informação. Aborda-se a organização da informação nos processos de representação, análise, síntese, recuperação, acesso, identificação das informações científicas e orgânicas, nas relações interdisciplinares com a linguística, comunicação, administração e ciência da computação.  Tem-se como finalidade elaboração de metodologias e teorias aplicadas aos instrumentos, processos e produtos da Ciência da Informação.

Docentes:

Profª. Dra. Franciele Marques Redigolo (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/1678579864255236)

Profª. Dra. Marise Teles Condurú (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/6085807397296909)

Prof. Dr. Roberto Lopes dos Santos Junior (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/3355963647616547)

Prof. Dr. Thiago Henrique Bragato Barros (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/0339496971217162)


Linha 2 - Mediação e Uso da Informação

A mediação é compreendida como uma ação de intercessão realizada pelos profissionais da informação, no sentido de promover a apropriação e uso da informação pelos sujeitos sociais em instituições como educação, cultura, ciência e tecnologia. Destina-se à realização de estudos teóricos e aplicados sobre disseminação, transferência e mediação da informação incluída a tecnologia plicada nela. Abrange pesquisas em: tecnologia da informação, informação científica e tecnológica, cultural e social; comportamento informacional; leitura; competência em informação; uso da informação nos diversos espaços informacionais da governança, dos setores produtivos e de interesse da sociedade.

Docentes

Profª. Dra. Alegria Celia Benchimol (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/9550647395377220)

Profª. Dra. Cássia Cordeiro Furtado (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918)

Prof. Dr. Cristian Berrío Zapata (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/0976534900847907)

Prof. Dr. Hamilton Vieira de Oliveira (Link externo abre em uma nova guia ou janelahttp://lattes.cnpq.br/3172995771315859)

 

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Cristian Berrío-Zapata

Vice-Coordenadora: Profª Drª Franciele Marques Redigolo

Secretario: Decionei Reis de Oliveira

E-mail: Link externo abre em uma nova guia ou janelappgci@ufpa.br


Endereço

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA

Universidade Federal do Pará - UFPA

Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto

Rua Augusto Corrêa, nº 01, Bairro do Guamá

CEP: 66.075-110 — Belém/PA/Brasil

O Programa de pós-graduação em ciência da informação (PPGCI-UFPA) inicia processo seletivo para Mestrado em Ciência da Informação, turma 2017, para ofertar 10 vagas.

O mestrado é vinculado às faculdades de arquivologia e biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa).

Ele objetiva a a formação e capacitação de profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca de impulsionar pesquisa sobre a informação e seus sistemas, seu impacto social, técnico e tecnológico, os fenômenos que os afetam e a sua aplicação na construção e difusão do conhecimento.

Confira o edital e mais informações clicando Link externo abre em uma nova guia ou janelaAQUI



Fonte: ICSA-UFPA, 2017.
www.icsa.ufpa.br





CAPES aprova Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI) na UFPA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou em 2016 a criação do curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na UFPA, pioneiro na Amazônia. O mestrado é vinculado às Faculdades de Arquivologia e Biblioteconomia. As atividades do programa serão desenvolvidas no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade.

A coordenação do curso, pelo período de 2017 a 2019, está sob responsabilidade do professor doutor Cristian Berrío-Zapata e da professora doutora Franciele Marques Redigolo como vice- coordenadora, ambos da UFPA.


Edital - Segundo a coordenação, o edital de seleção será publicado ainda este mês. O programa ofertará, inicialmente, 10 vagas, destinadas a arquivistas, bibliotecários, museólogos e profissionais de áreas afins, como Comunicação, Computação, Administração, Tecnologia, entre outras. O mestrado do PPGCI tem duração máxima de 24 meses e titula os participantes como mestres em Ciência da Informação.

Proposta - A função do Programa é formar e capacitar profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca de impulsionar pesquisa sobre a informação e seus sistemas, seu impacto social, técnico e tecnológico, os fenômenos que os afetam e a sua aplicação na construção e difusão do conhecimento.


Pioneirismo - O curso é o primeiro da sua área na Região Norte. “Profissionais de distintas regiões, além do Pará, como Maranhão e Piauí, anseiavam por cursos de stricto sensu na área, mas não tinham. Esta será sua oportunidade de cumprir o sonho. Não foi fácil ter a aprovação da Capes, mas, o trabalho cooperativo do corpo docente da Biblioteconomia e Arquivologia, apoiado pelo ICSA e a UFPA, conseguiu esta conquista", relatam os professores Berrío e Redigolo.


A intenção é transformar a região por meio do curso, proporcionando impacto nacional e internacional. “Ainda temos muito a fazer, e por isso, convidamos a toda à sociedade do Pará e da Região Norte para nós apoiar” invitam.


Linhas de pesquisa - O projeto propõe o desenvolvimento de duas linhas de pesquisa, a primeira será a Organização da Informação e a segunda a Mediação da Informação.


Componentes - A criação da proposta surgiu por meio do grupo de trabalho coordenado pela professora doutora Marise Teles Condurú - UFPA e integrado pelos professores doutores da UFPA Thiago Henrique Bragato Barros, Roberto Lopes dos Santos Jr, Hamilton Vieira de Oliveira, Maria Izabel Moreira Arruda e Lucivaldo Vasconcelos Barros, com o apoio dos professores doutores Franciele Marques Redigolo - UFPA, Alegria Celia Benchimol - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Cassia Cordeiro Furtado - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Cristian Berrío Zapata - UFPA.


Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Link externo abre em uma nova guia ou janelahttps://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10749